Descubra o privilégio ser você

                                                


                                            Textos base: Ef 3.8-10; 14-21; 1 Pd 1.10-12

Ef 3:8= “A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das incompreensíveis riquezas de Cristo...” Comentário: Preso em Roma, considerando-se o menor dentre todos os santos, tendo consumido a vida quase que completamente em prol do Reino de Deus, Paulo ainda considerava-se privilegiado por ter sido chamado por Deus.

Ef 3:9= “e manifestar qual seja a dispensação do mistério, desde os séculos, oculto em Deus, que criou todas as coisas...” Comentário: Sim, houve algo oculto em Deus. Uma expectativa do desconhecido que alimentava os sonhos e as imaginações dos antigos profetas (desde os séculos...), a saber, “o grande mistério de Deus”.

Ef 3:10= “para que, pela Igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais...” Comentário: Neste verso nos impressionamos ao ler que o incompreensível pode agora ser revelado não somente aos homens, mas até mesmo aos anjos e demônios. Por incrível que pareça, nós somos a expressão da multiforme sabedoria de Deus. Os anjos aprendem mais de Deus quando observam eu e você, a Igreja de Cristo na terra. O grande mistério de Deus que outrora esteve oculto, agora é revelado ao mundo e aos anjos por meio de Sua Igreja na terra.

Sabemos que o incompreensível não pode revelar-se em conceitos, mas pode revelar-se através da verdade na expressão da imagem e semelhança de Deus – você.[i] A nossa verdade-identidade foi restaurada com a vinda de Deus a nós. Ela havia se perdido no jardim do Éden quando erigimos uma barreira de pecado entre nós e Deus, mas Cristo veio para rasgar o véu da separação e destruir a barreira do pecado para que de novo pudéssemos chegar a Deus e nEle viver. Então tivemos a chance de recuperar o nosso verdadeiro “eu”. Basta que aceitemos ser aceitos pela graça de Deus para que esta restauração da nossa verdade-identidade aconteça.

Há algo de Deus em você que ninguém mais pode revelar ao mundo, porque você é único, imagem e semelhança de Deus, você carrega o fôlego de vida do Criador. Cada um de nós tem sua forma de revelar o Deus que vive para além do universo criado por Ele, mas que também vive em nós, que igualmente somos feitura dEle.

O QUE NOS DIFERENCIA DOS ANTIGOS PROFETAS? PORQUE ELES NÃO PUDERAM CONHECER O QUE ATÉ O MENOR DE NÓS PODE CONHECER?

“Os profetas que previram o presente momento fizeram muitas perguntas acerca do dom da vida que Deus estava preparando. O Espírito do Messias já havia revelado antes: que o Messias passaria por sofrimento seguido de glória. Eles queriam saber quem e quando. Tudo que informaram a eles que estavam servindo vocês, que por ordem do céu agora ouvem por vocês mesmos – por meio do Espírito Santo – a Mensagem do cumprimento daquelas profecias. Percebem como são privilegiados? Os anjos dariam qualquer coisa para se envolver nisso” (1 Pd 1:10-12 – A Mensagem).

“Por esta causa me ponho de joelhos diante do Pai... para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; e, assim habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus” (Ef 3:14-19 - ARA).  

ComentárioO Espírito Santo é quem faz a diferença, não apenas entre nós e os antigos profetas, mas também entre nós e os anjos. O Espírito antes não podia habitar no profundo do coração dos homens, por causa do pecado, mas hoje (depois da cruz) Ele habita em nós. Hoje, Cristo em nós é que faz toda a diferença. Podemos conhecer mais dEle porque Ele, que é o próprio mistério, habita o nosso ser. Como se não bastasse tal maravilha, o ministério da revelação de Deus foi confiado às nossas mãos em muito maior expressividade e profundidade do que às mãos dos antigos profetas e ainda mais do que aos anjos. O mistério de Deus dá-se a conhecer por pessoas tão simples como nós, somente por causa do Espírito Santo, que conhece as profundezas de Deus e conhece as profundezas do nosso ser, e habitando nossa vida em sua plenitude, pode nos guiar a toda a Verdade, revelando ao mundo e aos anjos a multiforme sabedoria de Deus.

PORQUE VOCÊ É ESPECIAL?
1) O Espírito Santo está em você (Ef 3:16).
2) Os antigos profetas não puderam conhecer e revelar o mistério de Deus ao mundo como você pode fazê-lo por meio do Espírito (1Pd 1:10; Ef 3:5).
3) Os anjos não podem participar do ministério que o próprio Deus confiou a você (1 Pd 1:12; Ef 3:10).
4) Você pode conhecer o amor de Deus em todas as suas infinitas dimensões (Ef 3:18-19).
5) Você pode ser cheio da plenitude de Deus (Ef 3:19).

ACHA QUE TUDO ISSO JÁ É DEMAIS?

Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!” (Ef 3:20-21 - ARA). Glória a Deus na igreja! Glória a Deus no Messias Jesus! Glória por todas as gerações! Glória para todo o sempre! Amém! (Ef 3:21 – A Mensagem).

Deus pode fazer infinitamente mais do que tudo aquilo que nós achávamos que era demais, Ele pode ir muito além da nossa capacidade de sonhar e de imaginar.
É por isso que concordamos com o Rev. Hernandes Dias Lopes diz que esta oração de Paulo é a oração mais ousada da Bíblia (Ef 3:14-21).[ii] Baseado nela, posso dizer que há muito poder de Deus em você, há muito poder de Deus em nós (conforme o Seu poder que opera em nós), pois o Espírito Santo está em você, Deus está em Sua igreja.

O PRIVILÉGIO DE SER VERDADEIRAMENTE VOCÊ É PODER:
1) conhecer o amor de Deus
2) ser tomado de toda a plenitude de Deus
3) ser cheio do Espírito Santo
4) ser conhecedor do grande mistério de Deus, a saber, as incompreensíveis riquezas de Cristo e a multiforme sabedoria de Deus
5) cumprir o ministério de tornar conhecida aos homens e aos principados e potestades nos lugares celestiais a multiforme sabedoria de Deus (para a inveja dos anjos),
6) experimentar o “infinitamente mais” daquele que é digno de toda glória na igreja e em Cristo Jesus, em todas as gerações e para todo o sempre... Amém!

A todos, abraços e paz!
Twitter: @edercarvalho_  

REFERÊNCIAS



[i] Ver RAMOS, A. As muitas maneiras de ver Deus. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=9KyVox_y3Z4> Acesso em 31/05/2013
[ii] LOPES, H.D. Você pode ser tomado de toda a plenitude de Deus. Disponível em: <http://hernandesdiaslopes.com.br/2012/02/voce-pode-ser-tomado-de-toda-a-plenitude-de-deus/#.Uai5lkDNWZU> Acesso em 31/05/2013

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rm 12:1-2: Adoração, santidade e conhecimento de Deus

O Candelabro como símbolo do Espírito Santo e da Igreja (Éder Carvalho)

Entre Porcos e Cristo: Jesus e o Endemoninhado Gadareno